Cachorros enxergam tudo em preto e branco?
- danielfp11
- 18 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2018

Os pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, começaram a estudar a visão canina em 1915, quando comprovaram que os cães não viam cores. Foi apenas em 1960 que o mesmo experimento foi refeito, usando tecnologias mais avançadas, e se comprovou que os cães têm, de fato, capacidade de enxergar cores.
“Os cães têm a capacidade de distinguir tons básicos de cores: amarelo, azul e cinza. Todas as outras cores se atenuam aos olhos do cão e caem em um desses tons”
Embora seja fato que os cães podem, sim, ver cores, eles enxergam bem menos que nós. Enquanto possuímos três tipos de células fotorreceptoras na retina – podendo diferenciar muitas cores, incluindo captar o azul, vermelho e verde –, os cães apenas têm duas delas, o que diminui a variedade de cores que podem enxergar. Por exemplo os cães não enxergam a cor verde o que torna o mundo diferente no olhar canino. Esse tipo de visão se chama dicromática.

Já a estrutura ótica dos cachorros (o tapetum lucidum), que permite a passagem da luz pela retina dos pets, é mais aguçada que a nossa. Assim, os cães têm mais facilidade de enxergar durante a noite e em ambientes com pouca luz.
CURIOSIDADES

Os cães e gatos, assim como vários outros animais, são capazes de enxergar a luz ultravioleta. Isso foi confirmado numa pesquisa feita pela Universidade da Cidade de Londres, no Reino Unido.













Comentários