O que os especialistas dizem sobre as pintas da Raça Dálmata.
- danielfp11
- 26 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Características da Raça
A genealogia precisa do Dálmata continua desconhecida. Alguns entusiastas reivindicam evidências de que tenha originado no Egito antigo onde aparece em imagens sobre os túmulos dos faraós. Outros defendem que tenham surgidos na Dalmácia, região da Jugoslávia, afirmando que o nome da raça advém do nome da região. Contudo, parece cada vez mais crível que a teoria do Dalmata, pelo menos o conhecemos nos dias de hoje, é proveniente do Reino Unido, país onde goza de grande popularidade, e onde existem grandes exemplares da raça, que têm sido exportados para todo o mundo.

Personalidades
É especialmente dedicado ao dono, extremamente dócil e amoroso. Caracteriza-se como uma raça leal, inteligente e ativa e tem mantido uma grande popularidade há muitos anos.
Vários países, entre eles Inglaterra, Itália e Japão, assistiram a uma duplicação do número de registros de nascimentos de Dálmatas nos últimos três anos. Na Inglaterra e

na Itália, a raça está há anos entre as 14 mais procuradas; no Japão, ocupa o 26º lugar. Nos Estados Unidos, em 1995, o Dálmata era a (9ª raça a mais registada). No ano passado, somente os EUA registraram mais de 36 mil cachorros e com a versão cinematográfica estrelada por Dálmatas”O filme” há expectativa de um novo impulso no interesse popular pela raça cresce cada dia mais.
As pintas
Com uma aparência extremamente elegante, bela e chamativa, o Dálmata encanta pela sua lealdade, disposição e amabilidade.

O porte e a elegância natural, a grande resistência para longas caminhadas faziam dele o cão perfeito para a função de acompanhar as carruagens e/ou os bombeiros. Atualmente, é considerado um excelente cão de companhia. As pintas pelo corpo, podem ser preto ou fígado e os criadores procuram cada vez mais preservar a sua conformação, já que neste caso não basta ter pintas: elas precisam ser perfeitas para destacar a elegância do cão.
Curiosidades sobre as pintas

Os cachorros Dálmatas nascem brancos e as manchas características começam a surgir apenas após 15 dias. Segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI), as pintas devem ser o mais redondas possíveis, bem definidas, em cor preto ou fígado sobre branco puro, sem mistura de cores e menores nas extremidades (cabeça, patas e cauda). As modificações introduzidas no Padrão da Raça reduziram também a altura mínima permitida e estabeleceu um peso ideal.













Comentários